[Infográfico] Como melhorar a segurança da informação da sua empresa em 8 passos

Como melhorar a segurança da informação da sua empresa em 8 passos [Infográfico]

Veja neste infográfico 8 passos essenciais para melhorar a segurança da informação da sua empresa.

A segurança da informação dos clientes da sua empresa são um dos pontos mais sensíveis hoje às PME´s. Toda empresa que pensa em crescimento não pode ficar sujeita a parar por problemas relacionados a suporte técnico.

É neste ponto que a Gestão de TI auxilia as empresas com previsibilidade conforme o crescimento e na manutenção preventiva da rede, softwares e hardwares.

Neste infográfico você vai encontrar os 8 passos essenciais para empresas que precisam implementar a Gestão de TI e não podem parar devido a chamados de suporte técnico reativo.

Confira o infográfico completo com os 8 passos para melhorar a segurança da informação da sua empresa.

8 passos para melhorar a segurança da informação da sua empresa - Técnico na nuvem

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Passo 01 – Infraestrutura

Muitas das empresas no Brasil não mantém seus computadores atualizados. De acordo com a necessidade da sua operação, é muito comum nas visitas que realizamos encontrar equipamentos domésticos e desktop para centralizar arquivos para chamar de servidor.

Não importa se a empresa tem 5 ou 50 funcionários. Ela precisa de equipamentos profissionais, passando por computadores com os requisitos que sua operação pede e um servidor dedicado que traga a segurança e o controle necessário.

Passo 02 – Sistema operacional

Nos tempos atuais não é possível imaginar que uma empresa utilize um software não original. As principais causas por falta de segurança é não ter o sistema operacional original que baixe todas as atualizações necessárias.

Ter também o Sistema Operacional atualizado vai garantir que seu equipamento funcione de forma adequada.

Passo 03 – Padronização

Um ambiente organizado com os padrões bem definidos de TI contribui muito para a operação da empresa não parar. Além disso garante maior segurança nas informações.

Passo 04 – Pilares da segurança da informação

Cuidar da segurança da informação dos clientes não é uma tarefa simples. Mas também não é algo de outro mundo.

Hoje, não importa se sua empresa é pequena ou grande. Ela está correndo o risco de ser invadida. E a invasão na sua grande maioria acontece do lado de dentro da empresa. Nos clientes que atendemos buscamos algumas formas simples de implantar a segurança da informação do cliente.

Controle de Acesso do Colaborador

É fundamental que todas as empresas tenham um controle de acessos dos usuários nos computadores e arquivos. É importante também que o usuário tenha ciência que o acesso dele é único e não deve ser passado para terceiros.

Regras e Permissões

Nas empresas são geradas enormes quantidades de informações no dia a dia e por hábito ou achar mais prático, o acesso é deixado livre para todos os colaboradores. Isso facilita muito o vazamento de informação de clientes e da própria empresa e cada usuário não precisa e nem deve ter acesso total as informações. Fique de olho!

Softwares Originais

Algo que deveria ser básico mas infelizmente não é. Todas as empresas sem exceção, devem utilizam softwares e licenças originais. Utilizando programas crackeados você corre o risco de deixar aberturas para invasão de vírus e aplicativos mal intencionados.

Passo 05 – Importância das licenças originais

O princípio básico da segurança da informação nas empresas começa com o uso de licenças originais. Assim a empresa vai ter todo o sistema atualizado, além da garantia maior de não sofrer um ataque cibernético.

Quando você utiliza software crackeado a exposição há ataques aumenta e muito, nos últimos anos as empresas que sofreram ataque de hackers não possuiam licença não original ou não mantinham suas estações e servidores atualizados.

Passo 06 – Avaliação do suporte atual

Este é o ponto chave para você decidir que sua empresa não pode parar. Faça uma avaliação do suporte técnico atual e reflita:

“Este suporte técnico é proativo ou reativo?”

Entenda: um suporte reativo é aquele que funciona apenas quando você abre um chamado e espera que o problema seja resolvido.

A pergunta é: você quer deixar que isso aconteça com a sua empresa? Imagine que você está com um negócio prestes a ser fechado ou possui um escritório de contabilidade, que possui inúmeras informações de clientes. Você não pode deixar que isso aconteça.

Já no suporte proativo, que é o que acontece no modelo de Gestão de TI do Técnico na nuvem, sempre buscamos antecipar situações que podem prejudicar a operação da empresa.

Temos ciência que uma empresa parada é prejuízo e ter que resolver algo depois que aconteceu pode ficar mais caro. Por isso o modelo de Gestão de TI para pequenas e médias empresas que buscam ter menos inatividade e maior segurança é o melhor caminho.

Passo 07 – Amadorismo

A empresa precisa entender suas necessidades. Quando há este entendimento de como se deve operar, a empresa não vai buscar as melhores opções, mas sim profissionalizar sua estrutura de TI.

Se você deixar a rede da empresa de forma doméstica, com certeza você vai ter o mesmo resultado na operação da sua empresa.

Passo 08 – Manutenção preventiva

A manutenção preventiva ainda é algo que poucas empresas fazem. E sabe em qual período acontece a maior parte das manutenções: no verão.

Devido ao aquecimento dos equipamentos ou a instalação inadequada da infraestrutura de rede, este é o período onde mais realizamos trabalhos corretivos nas empresas, e onde as empresas gastam mais com TI realizando manutenções que poderiam certamente ser evitadas.

Agora, se sua empresa investe em Gestão de TI, este problemas são antecipados e você não corre risco de ter máquinas paradas. Pense: máquinas paradas, funcionário parado e prejuízo para você!

Conclusão após seguir os 08 passos:

A Gestão de TI é muito importante para o dia a dia de qualquer empresa, não importa se você tem 5 ou 50 usuários.

No dia a dia pode haver dúvidas e problemas que prejudicam a conclusão dos trabalhos. Um suporte convencional irá ajudar a resolver apenas problemas técnicos que o usuário não entende.

O papel da Gestão de TI é fazer parte do processo da empresa e participar das rotinas e buscar ajudar as empresas se estruturarem conforme suas necessidades. É também estar disponível para o usuário de forma que entendemos seu processo e não apenas fazer uma correção técnica quando houver necessidade.

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